Pesquisa

sexta-feira, 25 de julho de 2014

O Olhar de Jesus


Conseguimos nos comunicar com os olhos. Falamos com os olhos. No olhar conseguimos captar palavras não pronunciadas ou até mesmo discernir sentimentos ocultos.  Segundo o ditado popular “os olhos são espelhos da alma”. Os olhos revelam a nossas emoções, alegria, paz, perdão, medo, culpa, ódio…
Olharam para Jesus e foram iluminados? Quando olhamos para Deus, contemplamos a divindade que foi revelada em Jesus Cristo nosso Senhor, visível no homem encarnado que nasceu e foi crucificado. O seu olhar lança raios confortadores e confrotadores de luz em nossos corações despertos e perturbados com o sistema, com os homens, com o pecado, com a culpa, com o amanhã, com a vida ou a morte … Seu olhar vê nossas fraquezas, olhar de perdão e amor. Ele olha para nós nos dando oportunidades e nos ajuda a vencer o dia mau, vencer as  nossas fraquezas.
Spurgeon disse no século passado: “Se olharmos para ele, seremos cegados por sua luz insuportável; assim como o olho mortal não pode olhar para o sol, o intelecto humano não pode olhar para Deus e ver a luz, porque o brilho de Deus irá ferir o olho da mente com cegueira eterna.  A única maneira de ver a Deus é através do mediador Jesus Cristo”.
Vemos nas Escrituras relatos de pessoas que experimentarão o seu olhar e foram iluminados:
O olhar de Jesus a multidão – Seu olhar de paixão aos perdidos, revelando suas bem-aventuranças.
O olhar de Jesus ao Centurião – O seu olhar viu a aflição de um homem que revelava dignidade, sendo assim Ele manifestou poder curador ao servo doente, através de uma só palavra.
O olhar de Jesus ao homem de Gadara – O olhar de libertação e paz ao homem atormentado por demônios, concedeu libertação das cadeias malignas, reintegrando-o à sociedade.
O olhar de Jesus ao jovem rico –  Olhar de amor e vida eterna, despiu o jovem de todo o conhecimento e amor às riquezas, dando chance de obtê-la.
O olhar de Jesus a Maria de Magdala – Ele não a viu como condenada, mas viu a oportunidade  de  restaura-lhe a dignidade, dando-lhe a paz.
O olhar de Jesus a Judas – Olhar de amor e confiança diante do beijo de traição que receberá daquele que era tido por “amigo”. O olhar de Jesus para Pedro diante da fogueira  – O olhar crédito de Jesus ao discípulo que momentos antes havia dito que jamais iria abandona-lo.
O olhar de Jesus a Barrabás –  O olhar de perdão daquele que iria morrer, sendo inocente ao coração culpado e violento de um transgressor .
O olhar de Jesus para Pedro na praia – O seu olhar revelou o perdão ao coração culpado e mostrou a este o lugar que o discípulo fiel deveria assumir.
Eles olharam e suas vidas foram impactadas e confrontadas a deixarem o pecado, a religião, a carne e mundo. Tudo pelo olhar de Jesus, pela vida transformadora que saiu dos seus olhos.
Volte os olhos para Cristo. Olhe para Jesus. Olhe para Ele e seja iluminado. Pois quando olhamos para Jesus, temos vida em abundância. O olhar dele revela direção ao perdido e luz para os que estão em trevas.

Por Valéria Pontes
valeria_pontes@hotmail.com
Bacharel em Teologia e Analista de Marketing


Nenhum comentário:

Postar um comentário